O Projeto “Consumidor informado consumidor poupado” pretende implementar durante o ano de 2019 duas atividades distintas, mas complementares, com o objetivo de combater a iliteracia energética e informar os consumidores mais vulneráveis sobre estratégias de poupança e consumo responsável de recursos que resultem em ganhos tanto financeiros como ambientais.

Uma das componentes do projeto irá focar-se particularmente no interior do País, inspirando-se no modelo de um dos projetos mais bem sucedidos do Grupo de Energia e Alterações Climáticas da Quercus (o “EcoFamílias”). Seguindo um plano de ação de cariz menos digital e mais próximo dos cidadãos, esta atividade pretende acompanhar diretamente os hábitos de consumo energético, e também de água, de 10 agregados familiares, durante 12 meses, residentes em regiões do interior do país. O objetivo é realizar um diagnóstico do seu perfil e histórico de consumo de água e energia nas suas habitações, a partir de visitas presenciais para levantamento de dados, a partir dos quais será avaliado o potencial de poupança dessas famílias pela alteração de hábitos de consumo e eventual substituição de equipamentos por modelos mais eficientes.

Pretende-se, deste modo, formar cidadãos mais conscientes para o consumo de energia e água, promovendo eficiência e redução do consumo destes recursos nas habitações, abrangendo a utilização de equipamentos, a iluminação, o aquecimento de águas sanitárias, o consumo de eletricidade, água e gás e também medidas para melhorar o conforto higrotérmico das suas habitações, tirando partido dos princípios da climatização passiva e da construção sustentável.

A segunda componente do projeto relaciona-se com um dos projetos mais reconhecidos da Quercus, a rubrica de sensibilização ambiental Minuto Verde, emitida todos os dias úteis na RTP1 desde 2006. O objetivo é utilizar a abrangência da rubrica e o alcance deste meio de comunicação e realizar 10 episódios do Minuto Verde que transmitam conselhos e/ou iniciativas relevantes no âmbito da defesa do consumidor e simultaneamente do ambiente:

a) serviços públicos essenciais (consumo de água, energia elétrica e gás natural;
b) tratamento de águas residuais e gestão de resíduos sólidos urbanos; acesso a transportes públicos);
c) consumidores em situação de vulnerabilidade (acesso a bens alimentares e não alimentares; dicas faça você mesmo/estratégias de reutilização; combate ao desperdício alimentar; iniciativas/plataformas solidárias) e
d) informação sobre a legislação aplicável à defesa do consumidor (benefícios e incentivos fiscais existentes; tarifas especiais para famílias numerosas ou carenciadas; publicidade indesejável; etc.).

Estes 10 episódios terão uma exibição mensal e serão posteriormente divulgados nas redes sociais e outros canais da Quercus (VIMEO; QUERCUS TV).

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